sexta-feira, 4 de abril de 2008

Como implantar um estaleiro de obra

Deve haver manuais para as boas práticas de como implantar um estaleiro de obra numa zona residencial. Para quem tem na construção a sua área de negócio deve esforçar-se para que a perturbação na zona envolvente à obra seja a menor possível.
Pelos vistos ainda há muita pedagogia a fazer.
Já foi objecto de vários artigos a sujidade continua na Rua Paulo da Gama a que tivemos de sobreviver (1) (2) (3).
Já foi objecto de um artigo a proximidade excessiva de um sanitário portátil.
Já foi objecto de um artigo a proximidade da grua e o barulho incomodativo do apito da grua que o seu operador utiliza para chamar a atenção, que em alturas de grande movimento é quase contínuo.
Já foi referido que o gerador que alimenta a obra é barulhento por estar demasiado perto do prédio que faz fronteira com a obra, obriga a acordar os moradores ao nascer do dia, mesmo ao fim-de-semana.
Por falta de manutenção ou por condições de vento não habituais, durante a tarde de hoje era impossível manter qualquer janela aberta tal era a quantidade de gases existentes junto à fachada sul e oeste do edifício contíguo.

Por haver princípios de intoxicação por gases numa bebé do rés-do-chão (distância ao escape do gerador de cerca de 6/7 metros) e como o gerador se mantinha ligado apesar da aparente inexistência de qualquer actividade dentro do recinto de obra, foi chamada ao local a PSP da Esquadra da Bela Vista que tomou conta da ocorrência.

O gerador foi desligado às 19:22 pelo segurança da obra.

Um comentário:

Anônimo disse...

Só espero que a PSP elabore o comptente expediente com base na Lei de Bases do Ambiente e o remeta à entidade competente para instrução do processo e consequente aplicação da coima (ou coimas) e sanções acessórias a que houver lugar.

Quando digo "só espero que a PSP elabore o comptente expediente" porque sei de uma situação de bradar aos céus.
Fico por aqui.