quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Competência versus Incompetência

Este título foi aquele que eu achei mais suave para relatar acontecimentos recentes por estas bandas.
Não ficaria bem comigo mesmo se não elogiasse o que neste 'teatro de guerra', merece uma palavra de apreço. Infelizmente são momentos demasiado raros...
Durante o dia de ontem e o de hoje, decorreu no acesso à garagem (que ainda à poucas semanas foi motivo de grande indignação) obras, também atribuída às Águas do Sado, mas com diferente empreiteiro, para a instalação de uma nova conduta de águas pluviais. Estranha-se que as duas obras não tenham sido feitas na mesma altura, já que a vala a abrir seria sensivelmente no mesmo espaço e para a mesma empresa (Águas do Sado), mas este tipo de situações é mais do que vulgar nas empresas que esburacam regularmente as ruas, estradas e passeios deste país, para instalar ou reparar sistemas de gás, electricidade, água, saneamento, telefone, fibra óptica, etc.. Adiante...
O que merece elogio neste caso:
  • Foi planeada;
  • Avisaram com antecedência quem poderia ser afectado pelas obras;
  • Avisaram com cerca de 24 horas de antecedência do dia correcto para início das obras;
  • Cumpriram o prazo previsto (2 dias);
  • Tinham uma autoridade policial no local para regular o trânsito durante períodos críticos da intervenção;
  • Tinham sinalização adequada;
  • Tinham grades de protecção para prevenir acidentes de peões, por queda na vala;
  • Deixaram o local arrumado no final do primeiro dia de trabalho;
  • Deixaram o local limpo no final da intervenção.
Por ser uma excepção à regra fica aqui o meu reconhecimento. Parafraseando o Arqº Valadas, Presidente do novo e já carismático partido político local, sempre é verdade que:

"É possível fazer melhor e ser melhor"

Um aspecto menos positivo, e só o tempo me poderá dar razão, foi o facto de achar que as dimensões da conduta é demasiado reduzida para esgotar o grande caudal de água que circula neste local em dias de chuva. Penso que não estou enganado, depois de ter vivido 13 anos neste local e ter presenciado os efeitos de dias com chuva contínua, durante algumas horas.

domingo, 20 de setembro de 2009

Kultura na Fonte do Lavra (Parte IV)

Um ano passou, e a ideia que levou ao aparecimento do Suplemento Kultural do nosso jornal (publicado diariamente, sempre às 09:00) continua válida.
Para quem acompanha regularmente este espaço, apercebe-se de algumas melhorias ao longo do tempo e tudo continuará a será feito para surpreender os visitantes regulares e os visitantes especiais, para que continuem a levar pelo menos um sorriso nos lábios quando acabarem de visionar o blog.
Não se consideram portanto perdidas, as muitas horas semanais a preparar este cantinho de boa disposição diária, estando já a serem feitos os da 3ª semana de Outubro.
A 18 de Novembro de 2008, atingimos os primeiros 10000 visitantes, ao fim de quase um ano de existência, mas os segundos 10000 foram atingidos na madrugada de 20 de Agosto de 2009, ou seja, nove meses depois. São bons indicadores, e que nos incentivam a continuar. Quem achava que este blog ia cair de maduro, estava redondamente enganado...
Duas notas antes de terminar:
  • vai ser acertada a numeração no dia 22 de Setembro, já que, algures com os contínuos copy/paste do modelo ao longo do tempo, levou a um erro de contagem dos suplementos já publicados e ao que sei, o Governo não alterou a duração do ano legal, que continua com 365 dias;
  • nos próximos 5 suplementos irá ser criada uma nova secção no Suplemento Kultural – Direito de Antena – da exclusiva responsabilidade do partido M.A.C.A.U., espaço que não fará parte do recorte do Suplemento quando este for arquivado.

Obrigado pela visita!