sexta-feira, 19 de março de 2010

A Rêmora

Rêmora ou rêmora é o nome vulgar dos peixes da família Echeneidae, que possuem a barbatana dorsal transformada numa ventosa, com a qual se fixam a outros animais como tubarões ou tartarugas, podendo assim viajar grandes distâncias.
É normalmente usada como exemplo de comensalismo (Actualmente este conceito abrange qualquer relação, alimentar ou não, na qual uma espécie se beneficia sem prejudicar a outra, sendo assim consideradas uma relação harmónica).

Passado que está o momento de cultura geral, vamos então falar deste blog.
Estamos de parabéns porque atingimos a fasquia dos 30000 visitantes. Uma proeza dirão alguns, mas este numero foi fruto de um trabalho de bastidores exaustivo e diário.
Chegou agora também o momento de tornar disponível (ainda que um pouco censurado) o artigo que se relaciona com esta autêntica proeza e que está guardado em rascunho desde a primavera de 2008, e a que já nos referimos algumas vezes. Continua ainda a não ser oportuna a sua publicação na integra, mas lá chegará o dia. A versão disponível deste artigo, em ficheiro Pdf, pode ser vista aqui.

A nossa querida rêmora vai continuar associada ao 'tubarão' enquanto esta relação não for renunciada pela outra parte, que desde Setembro passado deixou de gostar muito da nossa companhia. Se tal acontecer mudamos de cenário, mas ainda por cá andaremos por um bons e longos tempos.

Obrigado a todos os que nos visitam, e na pior das hipóteses, divirtam-se com o nosso Suplemento Kultural diário.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Um apoio de peso!

Segundo informações veiculadas na imprensa de hoje, o Presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, vai visitar Portugal no próximo mês de Novembro, por ocasião da Cimeira da NATO, que se realiza em Lisboa, ao que tudo indica nos dias 19 e 20.

Depois do apoio declarado à nossa luta, num empolgante discurso junto ao monumento Coluna da Vitória, em Berlim, em Julho de 2008, a que fizemos referencia na altura, chegou o momento de convidar o distinto Presidente dos Estados Unidos da América a visitar o nosso 'Muro' da Vergonha.
Conscientes de que a sua agenda vai ser certamente muito apertada, vamos envidar todos os nossos melhores esforços diplomáticos para garantir a sua presença neste local.
Daremos noticias em breve, dos resultados das nossas diligências.