sexta-feira, 8 de abril de 2011

Eles andam por aí... (Parte II)

Noticia já com alguns dias, mas que só ontem foi detectada:

Justiça/Arrábida
Arguidos no licenciamento ilegal de casas negam acusação

por Lusa 21 Março 2011

O antigo director do Parque Natural da Arrábida (PNA) Celso Santos e o ex-funcionário Nuno David, acusados de corrupção no licenciamento de casas na Arrábida, negaram hoje todas acusações na primeira sessão do julgamento, a decorrer no Tribunal de Setúbal.
Acusado de corrupção passiva e peculato, Celso Santos negou que tivesse dado cobertura a qualquer irregularidade no licenciamento de uma casa do arguido Manuel Varela - suspeito de corrupção activa no mesmo processo - e garantiu que nunca pediu nem aceitou dinheiro. Quanto à acusação do crime de peculato, Celso Santos admitiu ter ordenado o pagamento da reparação da viatura particular de uma arquitecta paisagista do PNA, que teve um acidente de viação em serviço. "Senti-me moralmente responsável e arranjei maneira de lhe pagar a reparação", disse Celso Santos, salientando, no entanto, que o acidente tinha ocorrido quando a funcionária estava ao serviço do PNA. O ex-director reconheceu, no entanto, que tinha colocado a questão superiormente, no Instituto de Conservação da Natureza (ICN), que tutelava o PNA, e que lhe tinha sido dito verbalmente que os prejuízos deveriam ser assumidos pela funcionária em causa.
Neste primeiro dia de julgamento foi também ouvido o ex-funcionário do PNA Nuno David, acusado de diversos crimes de corrupção passiva para ato ilícito, designadamente através da venda de quadros que ele próprio pintava a pessoas que tinham projectos pendentes no PNA. De acordo com a acusação, os quadros de Nuno David terão sido vendidos por valores superiores ao preço de mercado. Nuno David mostrou-se indignado com a avaliação das suas obras artísticas e garantiu que o facto de haver várias pessoas com projectos na Arrábida a comprarem as suas obras era simples coincidência, até porque não tinha poder para influenciar qualquer decisão sobre os projectos em causa.
A argumentação poderá não ter convencido o colectivo de juízes, presidido pelo magistrado Nelson Escórcio, que sublinhou o facto de haver várias pessoas a comprarem quadros do arguido Nuno David quando tinham projectos pendentes no PNA. Dos 15 arguidos no processo, entre os quais estão também alguns fiscais do PNA e da Câmara de Setúbal, oito estão acusados de corrupção ativa e sete de corrupção passiva, sendo que alguns respondem também pelo crime de tráfico de influências. O julgamento prossegue a partir das 9:00 de quarta-feira com a audição de outros arguidos que se disponibilizaram para prestar declarações e de algumas das testemunhas arroladas no processo.

Eles andam por aí... Nós é que nem sempre os vemos!

Pode ser que um dia destes também seja identificado (o nosso detective de serviço nunca o conseguiu, apesar de diversas tentativas) aquele a quem os trabalhadores durante a construção do 'Muro' da Vergonha' se referiam como sendo "sócio da obra" para além de ser Engenheiro da Câmara Municipal de Setúbal.
O que não me deixa triste é que, aparentemente o 'Crime não compensou': a Justiça tarda em dar a sua palavra, mas o negócio é ruinoso. A taxa de ocupação do 'Muro' da Vergonha não deve ser superior a 10 apartamentos, num universo de 33, todas as 9 lojas continuam por acabar, já há apartamentos à venda (é só fazer uma pesquisa na Internet) por parte de quem os comprou inicialmente (apesar de possivelmente ainda não ter feito escritura, pois de outra forma como iria justificar a venda de um apartamento, inserido no âmbito de vendas a custos controlados, que não pode ser vendido num espaço muito específico de tempo). Existem também já muitas queixas de infiltrações de agua nas paredes por parte de quem já lá mora.
A outra aposta, no outro muro, também terá sido um fiasco, já que as vendas andam pela rua da amargura (a CRISE também não ajudou nada). Quem ainda poderia estar interessado, vem de lá com muito má impressão, já que existe verdete em todas as janelas viradas para Sul, pinga no ponto de luz das lâmpadas da cozinha quando chove. Segundo palavras de alguém que está por dentro do assunto, ligado àquela construção "Os alicerces são de boa qualidade mas os acabamentos são uma porcaria". Para quem apesar destas contrariedades e informações desencorajantes ainda quiser fazer negócio, é-lhes dito que a conclusão dos acabamentos é incerta, porque não há dinheiro para fazer a instalação eléctrica dos apartamentos...
Isso sim, é que arrasa com qualquer potencial comprador.
Para quem por ali passa, apercebe-se que este novo mamarracho está votado ao abandono...

PAZ À SUA ALMA