sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Vistas, Sol e IMI


No passado dia 19 de Outubro foi aprovada no parlamento, por todos os partidos menos o PSD, uma proposta do PCP para limitar o aumento anunciado pelo Governo socialista no coeficiente de avaliação do IMI, relacionado com exposição solar e vistas das propriedades. Este coeficiente das vistas e da exposição solar vai manter-se nos 5%, e assim sendo não vai haver qualquer agravamento do imposto para todos os imóveis que tenham um valor patrimonial tributário (VPT) inferior a 250 mil euros, valor este que fica substancialmente abaixo do preço dos apartamentos deste bairro. Este coeficiente foi introduzido no código do IMI em 2003, pelo Governo PSD/CDS liderado na altura por Durão Barroso.
Como as alterações apenas são válidas para as casas novas ou para as antigas que sejam reavaliadas pelas Finanças, alguns moradores da zona vão pedir essa reavaliação. Afinal perderam-se as vistas, o Sol, mas sempre vai dar para amealhar algum nos próximos anos.

Se estes mamarrachos construídos por estas bandas forem demolidos (um deles porque é ilegal na nossa perspectiva e o outro está votado ao mais completo abandono desde 2010 - um autêntico desperdício de 73 fogos e mais de uma dezena de lojas!!!), aí ficamos caladinhos e esperamos que ninguém repare que todos os antigos prédios da zona conseguem voltar a ter uma vista agradável para o Estuário do Sado, Arrábida e Tróia, que os mesmos voltaram a ser valorizados e que um deles voltou a ver o SOL!!!