domingo, 10 de março de 2024

Suplemento Kultural e Recreativo de 10-03-2024

Imagem do dia


Anedota
O bebé começa a chorar no meio da madrugada. Com receio de acordar os vizinhos, o pai pega a criança no colo e começa a cantarolar para ela voltar a dormir. Toca o telefone e a mulher atende. Ao desligar, ela diz:
- Querido, eram os vizinhos. Estão a pedir para parares de cantar. Preferem o choro.

Proteger do cancro a pele no nariz
Quando nos aproximamos a passos largos de mais um verão e, em atenção a alguns dos meus amigos que já tem mais de 50 anos, deixo-lhes aqui um conselho útil, que deveriam ter em atenção, sempre que vão à praia!

Quanto mais velho, mais importante se torna proteger o nariz da exposição solar!

Descobertas da Humanidade
Qual a maior descoberta da humanidade? Se fizéssemos esta pergunta à 10 pessoas, possivelmente teríamos dez respostas diferentes. Até alguém poderia dizer que, a mais importante descoberta foi o uso do fogo.
Mas como surgiram as grandes descobertas da humanidade? Surgiram da necessidade do homem em resolver determinadas situações-problema do seu dia-a-dia. Selecionamos algumas, de uma lista infindável, que irão ocupar este espaço diário durante quase 2 meses. Esperamos assim contribuir para a melhoria da kultura geral de que nos visita.

  • Descoberta # 7 - Tinta de parede

A tinta de parede é utilizada desde a Pré-História. Foram encontradas pinturas rupestres nas cavernas de todos os continentes habitados pelo homem pré-histórico. De acordo com textos publicados no site das tintas da marca MundoCor, a análise de tais pigmentos revelou que eles seriam constituídos inicialmente por pastas com base de carvão (possivelmente vindos de restos de fogueiras) saliva, óleos vegetais e até mesmo sangue. Mais tarde, surgiram os pigmentos mais elaborados e resistentes, feitos também com óxidos metálicos. Tal mudança poderia estar associada à obtenção de cores mais atraentes ou à busca de pinturas mais resistentes e duradouras. Extraídos da natureza, muitos pigmentos também eram transformados em tinta ao serem misturados com resinas de árvores, com a clara e a gema de ovos e com diferentes tipos de óleo. As misturas fixavam e conservavam as cores.
Continua...

Nenhum comentário: