domingo, 21 de setembro de 2008

Passeio pelo Sado

Não desconfiei de nada quando ontem recebi um SMS que me convidava para um passeio no Rio Sado a bordo da embarcação "Costa Azul".
Teria de comparecer na Doca das Fontainhas antes do meio-dia para embarcar para o referido passeio. Nada mais dizia.
Eu, mesmo passando horas e horas a andar no Rio Sado, nunca me canso de apreciar esta Baia que faz parte das mais belas do mundo, e lá compareci no local faltavam escassos minutos para o meio-dia.
Estava muito pouca gente presente e como não conhecia ninguém fiquei por perto a observar.
Cerca das 12:15 começaram a chegar pessoas e num instante o "Costa Azul" ficou composto. Agora já conhecia algumas caras, onde se destacava a nossa Presidente da Câmara, Maria das Dores Meira.
Era certamente algo importante, que justificava a presença de tão ilustre comitiva.
Segundo apurei rapidamente, esta embarcação iria acompanhar a Travessia do Sado integrado na 6ª edição dos Jogos do Sado.
Saímos da Doca das Fontainhas poucos minutos antes das 12:30 e dirigimo-nos para junto da Marina de Tróia onde os cerca de 150 nadadores federados se preparavam para mais uma prova integrada no VIII Circuito Nacional de Águas Abertas.

Às 13:00 deu-se a partida e lá foram estes "heróis" a nadar até ao parque Urbano de Albarquel.

Por questões da segurança dos nadadores vimos ao longe a chegada dos primeiros. Como curiosidade refere-se que a prova foi ganha sem surpresas por Arseniy Lavrentyev, atleta do Sport Algés e Dafundo com o tempo de 28 minutos e 17,06 segundos.
Depois de regressarmos à Doca das Fontainhas, seguimos de autocarro para o Parque Urbano de Albarquel onde se serviu uma refeição volante aos nadadores, acompanhantes, organização e VIP´s.
Só comi um bifinho com cogumelos, já que me tinha empanturrado de rissóis, bolinhos de bacalhau e empadas a bordo do "Costa Azul" bem regados com Moscatel de Setúbal.
Quando cheguei a casa ainda estava um pouco zonzo e julguei que o apito contínuo que ouvia ao longe era efeito do Moscatel. Só hoje é que descobri que afinal não estava tão bêbado como pensava quando vi a origem dos apitos contínuos - duas retroescavadoras paradas na parte sul do Bloco 1.
Afinal, mesmo sendo sábado e não ser normal andar com camiões de terra de um lado para o outro (vá lá que se lembraram de pôr alguém com uma mangueira de agua a molhar a terra que ia sendo descarregada, para não fabricar ali uma nuvem de pó durante horas), aproveitaram a ausência de quase todos moradores que foram assistir em peso à Travessia do Sado, para aterrarem o canto SW do Bloco 1 onde já se pode ver na foto abaixo, o que poderão vir a ser os acessos à Avenida Belo Horizonte em escadaria. Pelos vistos alteraram o projecto original que contemplava um sistema complexo de escadarias, com acesso aos blocos 1 e 2 através dos dois pisos de caves. Nunca percebi bem como aquilo iria funcionar, ficando na altura convencido que se tratava de um projecto antigo adaptado para este 'buraco'.

Nenhum comentário: