domingo, 16 de dezembro de 2007

O futuro já tão perto ...

Para os que ainda acham que o futuro pode ser uma 'parede de betão', aqui fica uma primeira aproximação do projecto a construir no local já referenciado anteriormente.


4 comentários:

Anônimo disse...

Saudações. Onde arranjaste esta imagem? Parece que foi feita com os pés na APPACDM

Robin Setubal disse...

O meu forte não é edição de imagem, e nem sempre se tem a melhor ferramenta à mão. Estou ainda a tentar melhorar a inserção do projecto na imagem, mas a foto que foi tirada no melhor angulo possivel, não é certamente o melhor angulo para trabalhar. Já mudei a imagem para uma mais recente e ainda não vai ficar por aqui. Fica atento.
Tudo o que puder servir para alertar as pessoas que ainda não se aperceberam do problema (volumetria desajustada para o local) é válido, mesmo que tenha de passar por imagens menos conseguidas.
Um abraço

Anônimo disse...

Não percebo o porque diz que tem um volumetria desajustada... Pela imagem que mostra, a cércea é semelhante à do edifício vizinho, e estando encostado ao aterro e por detrás do viaduto, do lado do rio será apenas visível uma parte do edifício. O único senão parte então da perda de privilégios paisagísticos do edifício anterior. De notar também que seria uma localização terrível para um jardim infantil ou equipamento do género, entalado entre duas vias algo movimentadas e quase à sombra do viaduto. No entanto os dados aqui revelados não chegam para fazer uma avaliação mais precisa.

Robin Setubal disse...

Há comentários que me levam a crer que ainda existe muito trabalho a fazer. Não foi a primeira pessoa que ao ver o projecto inserido na foto até gostou do aspecto. Não foi contudo motivo para que ela não fosse publicada, pois não é a minha forma de estar na vida mostrar só o que interessa, mas foi para alem de tudo dar cumprimento à promessa feita no meu artigo: 'http://fontedolavra.blogspot.com/2007/12/esboo-do-projecto-27406.html'
O atraso da publicação deveu-se a não ter a ferramenta apropriada para tal trabalho. Agora que a ferramenta existe e que o projecto está criado é simples inseri-lo em qualquer foto que mostre o local.
Existem problemas técnico na obtenção de fotos da zona por não haver locais públicos para as obter, mas a vontade de as arranjar por quaisquer meios é real. Logo que possível serão publicadas e gostaria então que tornasse a comentar o assunto.
A história do parque infantil remonta aos finais da década de 70 e não tem sido fácil obter informações e fotos sobre o assunto, mas está previsto fazer um artigo em exclusivo sobre este tema. A foto http://bp1.blogger.com/_Cg9_cIGE9ug/R1xYXhy9UtI/AAAAAAAAAJM/dVyXHC9nYb0/s1600-h/Escarpas+S.Nicolau+-+anos+80.jpg tirada supõe-se ente 1979 e 1980 mostra que o local era muito diferente do actual.
O volume excessivo para a zona, para quem conhece o local, tem a ver com o bloco nº2 com 7 pisos (em que nenhum está subterrado, apesar de chamarem aos 2 primeiros pisos caves por estarem no seguimento das caves do Bloco nº1 e servirem para garagem!!!) construído no alinhamento da rua Paulo da Gama, onde como se referiu em 'http://fontedolavra.blogspot.com/2007/11/informaes-gerais.html' (...)Situado entre os bairros Santos Nicolau e Bela Vista, fez-se aqui a transição de zonas essencialmente constituídas por moradias, para bairros habitacionais tipo ‘dormitório’. (...), ou seja, onde se faz a transição, vai nascer um bloco habitacional que é o maior num raio de cerca de 200 metros. Se isto não é questionável ...
Para quem conhece a área pode ver no limite poente da Avenida Belo Horizonte um exemplo semelhante, onde aí sim, para alem do desenquadramento com a envolvente foi destruído um parque infantil que não foi reposto em nenhum local nas proximidades. Somente mudaram o campo de futebol Grupo Desportivo 'Os Amarelos' para um local com melhores condições na zona do Bairro da Bela Vista. Também está previsto fazer um artigo sobre o tema.