quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Territórios urinados

Não sou original no título, mas sou certamente original na abordagem do assunto.

Os cães não mijam! Marcam território e fazem-no mesmo por questões de definição de hierarquias. Isso funciona como uma mensagem aos outros cães indicando que aquela área tem dono. Os cães são animais muito territorialistas e competitivos.. A bexiga canina tem capacidade para marcar pelo menos meia dúzia de objectos. Fica lá sempre uma pinguinha para o próximo arbusto. E quando se pensa que acabou... mais uma gotinha para a árvore.

O melhor amigo do Homem anda baralhado e pensativo com o fim de um território que julgava seu e o qual tinha marcado ao longo dos últimos anos. Os seus donos não lhes conseguem explicar que foram outros humanos que vedaram o seu território e que assim o marcaram como seu, e que os tempos em que os seus donos os deixavam à solta neste espaço enquanto conversavam uns com os outros, simplesmente terminaram!









######################################################
Noticia do dia (Powerd by RTP):
Comboios: CP encurtou tempo viagem na linha Braga/Porto e criou cinco ligações mais rápidas nas horas de ponta
Braga, 30 Mar (Lusa)- A CP arrancou, hoje, na linha de Braga, com horários que encurtam o tempo de viagem entre esta cidade e o Porto através de mais comboios e com cinco ligações mais rápidas nas horas de ponta, anunciou a empresa. Segundo fonte da CP "foram acrescentados nove comboios diários, nomeadamente nos percursos Porto/S.Bento-Braga, mais um comboio; Famalicão - Braga mais cinco comboios; e Braga - Famalicão, mais três comboios". "Como resposta às necessidades dos passageiros que efectuam deslocações pendulares entre o Porto e Braga, foram reduzidos os tempos de viagem em cinco ligações. Menos 10 minutos nos comboios das 07:44 e 17:13, no sentido Braga/Porto e, no sentido inverso, menos 13 minutos no comboio das 06:25, menos 16 minutos no das 07:25 e menos 9 minutos no das 18:25". "O novo horário resulta de uma solução de compromisso de redução de tempos de percurso, entre 9 e 16 minutos, através da eliminação de paragens intermédias, colmatada com a introdução de novos comboios para manter o mesmo nível de oferta nas paragens suprimidas", acentua a empresa estatal. Para a concretização da oferta, - acrescenta - "a unidade de comboios urbanos do Porto viu o seu parque de material automotor reforçado com quatro unidades triplas eléctricas". A CP recorda que "a implementação de qualquer nova oferta na linha de Braga está condicionada por dois constrangimentos da infra-estrutura (troço de via única na Trofa e troço muito congestionado entre Ermesinde e Porto-Campanhã), bem como os cruzamentos de nível da linha do Minho com a linha de Guimarães, em Lousado, e com a Linha do Douro, em Ermesinde". Acentua que "qualquer solução terá de contemplar toda a região a Norte do Douro, melhorando quer as ligações pendulares de e para o Porto, com as correspondências às viagens de Longo Curso em Campanhã, quer garantindo o serviço local ao longo das linhas, tendo em vista, nomeadamente, a melhoria contínua do serviço prestado na Linha de Braga". Garante a CP que "não obstante estas dificuldades, novas soluções continuam a ser estudadas para toda a região a norte do Douro que inclui, obrigatoriamente, quer o serviço Urbano quer serviços Regionais da Linha do Douro até à Régua e Pocinho e da Linha do Minho até Viana do Castelo, Valença e Vigo". As alterações introduzidas na linha Braga/Porto foram bem recebidas pela Comissão de Clientes da Linha Braga-Porto, que saudou, nomeadamente a redução para 50 minutos de uma viagem de manhã e de outra ao final da tarde. Os utentes reclamaram, sexta-feira, em conferência de imprensa, que a CP disponibilize mais dois comboios rápidos, nos dois sentidos, entre ambas as cidades, em horas de pontas. A Comissão revelou que a petição que reclama viagens em 40 minutos já ultrapassou as seis mil assinaturas.
#######################################################
Este espaço tem o patrocínio exclusivo do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU).
Agradecimentos:
Câmara Municipal de Setúbal
Sociedade de Construções H.Hagen
Foi a Noticia do Dia escolhida pelo Jornal Fonte do Lavra – Sempre a proporcionar experiências únicas aos nossos visitantes.

Nenhum comentário: