segunda-feira, 25 de agosto de 2008

A passadeira "invísível"

Existe uma passadeira no bairro, cuja localização não ajuda a torná-la segura e onde a visibilidade é bastante deficiente na perspectiva do condutor principalmente no sentido descendente.
Situa-se na avenida D. Manuel I, em frente ao Centro Comercial Dufa e regularmente lá vem mais uma noticia no jornal de um atropelamento com consequências graves. O ultimo digno de registo foi em 12-01-2008 do qual o jornal O Setubalense fez referencia no artigo Passadeira “invisível” preocupa moradores.
A passadeira que se pode ver nas imagens seguintes é utilizada por várias centenas de pessoas por dia, constituindo esta via um dos acessos principais à baixa da cidade com transito intenso durante quase todo o dia.

Poucas semanas depois, foi tema de debate na Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Setúbal as passadeiras em Setúbal, mas esta passadeira em concreto não serviu de exemplo:

Sr. Vereador Paulo Valdez - (...) Constatara, já há algumas semanas, que as passagens para peões na Avenida 5 de Outubro tinham uma iluminação muito boa, ainda mais porque aquilo era uma artéria muito escura, mas perguntava se isto era uma situação pontual, ou se a Câmara Municipal estava a pensar colocar isto noutras passadeiras, especialmente nas que havia risco de atropelamento por falta de visibilidade. (...)

Sra. Presidente - (...) Relativamente às passagens para peões, o Sr. Vereador Eusébio Candeias também falaria disso. (...)

Sr. Vereador Eusébio Candeias - Em relação aos sinais luminosos, os chamados olhos de gato, que tinham sido colocados na Avenida 5 de Outubro, pensava que estes eram importantes em termos de visibilidade e de alerta para os condutores, quando se aproximavam das passadeiras, por razões de segurança. O que se estava afazer era um levantamento das situações eventualmente mais perigosas, nalgumas ruas ou avenidas da cidade, para implementarem mais sinalização desta. Havia a avenida Infante D.Henrique, A Avenida Guiné-Bissau, embora estas já tivesse tido uma intervenção que, de certo modo, já resolvia o problema, que eram as bandas cromáticas que identificavam perfeitamente as passadeiras, mas estava-se a fazer este levantamento para ver o que é que se conseguia em termos de orçamento, para depois se colocar em mais passadeiras. Sobre a questão da pintura das passadeiras em geral, e de artérias, no que dizia respeito à sinalização horizontal e que era uma das opções vais visíveis na cidade, estavam a preparar também uma empreitada, porque não tinham possibilidade, por administração directa, para fazer a manutenção de toda a rede viária, no que dizia respeito a toda a sinalização vertical e horizontal, nomeadamente esta ultima, porque a outra era de manutenção e recuperação de alguns sinais que se iam danificando e que era preciso substituir, e tendo em conta que também estava descentralizado em grande parte das Juntas, esta área, acabavam por ter capacidade de resposta. No que dizia respeito à sinalização horizontal, de facto, era mais difícil e teriam de recorrer a empresas porque não tinha, condições de equipamento para fazer a pintura a quente, o que dificultava a manutenção porque era menos duradoura aquela que iam fazendo. Estavam a preparar a obra, para se avançar com isto, porque se estava num tempo bom para esta intervenção. (...)

Extractos da Acta n.º 3-2008 da Câmara Municipal de Setúbal


Mais de seis meses depois não se notou nada de especial nas passadeiras da cidade para além da habitual pintura de beneficiação em vários locais.
Andam agora entretidos a testar novas teorias na (quase) renovada Avenida Luísa Tody: passadeiras com lombas, passadeiras sem lombas, passadeiras que já tiveram lombas, passadeiras (...) engrossando assim os custos finais da obra e fazendo a alegria dos empreiteiros.
Poderá estar englobada no Programa de Reabilitação Urbana - Consolidação e Tratamento de Espaços Públicos - Av. D.Manuel I, mas com o passar dos meses desenvolvi uma teoria dos motivos que levaram a esconder a placa à mais de nove meses numa rua periférica: é preciso enganar o povo votante, de forma a que pareça que se está empenhado a fazer alguma coisa, quando na realidade nada se faz, porque o dinheiro não abunda ou porque as verbas são desviadas com outros fins considerados mais urgentes. As restantes obras do Programa de Reabilitação Urbana são em zonas em que só passam setubalenses, restava a placa referente à Avenida D.Manuel I.
Como ainda faltavam muitos meses para as eleições autárquicas e portanto para que fosse dado seguimento a estas obras, foi a dita placa colocada longe dos olhos dos inúmeros visitantes que circulam nesta porta de entrada da cidade.
A falta de espaço na Avenida não é desculpa, assim como a proximidade de entradas de habitações ou lojas também não, já que a placa está colocada em frente a uma pastelaria, paredes meias com a sua esplanada, numa transversal da Avenida!
Encerrado o espaço de má língua voltamos à nossa passadeira.
Para o nosso caso não pretendemos uma passadeira radical como esta

Imagem original publicada em - Novas passadeiras

nem tão pouco uma passadeira com carácter

Fotografia original publicada em - O peão tem sempre razão!

nem tão pouco lombas, que seriam certamente para remover a curto prazo devido aos protestos dos automobilistas que mesmo a baixas velocidades danificam as suas viaturas

Pretendemos sim uma passadeira que seja assinalada com bastante antecedência, aos milhares de automobilistas que a cruzam nos dois sentidos.
A melhor forma no meu ponto de vista é a colocação de bandas sonoras (não confundir com bandas de aproximação) a uma distância razoável e porque não complementá-la com os 'olhos de gato'.

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